Ensino Fundamental I

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos letivos, tem por finalidade a formação do cidadão mediante:

• O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e da lógica, do raciocínio, da pesquisa e da interpretação de dados;
• A compreensão do meio ambiente natural e social, do sistema político, da ciência aplicada, da arte e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
• O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a internalização de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
• O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana, dos princípios éticos e religiosos, da cidadania e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Nesta fase, a escola começa a ter uma nova dimensão para a criança, que começa a ter consciência de suas potencialidades. É o momento que se inicia a formalização do processo ensino-aprendizagem: noções conceituais se fazem presentes para explicar o mundo e a construção de conceitos devem ser incorporada ao repertório intelectual do aluno. Neste segmento o aluno tem o desafio de valer-se de diferentes linguagens para expressar, buscar e experimentar conhecimentos.

A formação do estudante é pautada pelo desenvolvimento das habilidades procedimentais e atitudinais que contribuirão ao longo da escolaridade para a formação de alunos pesquisadores, comunicadores e solidários.

O currículo do segmento, organizado por atividades, favorece a utilização de diferentes linguagens e a ampliação do vocabulário dos alunos, permitindo a leitura, interpretação e expressão cada vez mais críticas do mundo. É composto pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ensino Religioso, Língua Estrangeira Moderna -Inglês, Educação Física, Arte. A Informática e a Robótica estão presentes na escola para essa faixa etária, acontecendo nos projetos de cada grupo.

Além do ensino de qualidade, a formação integral do ser humano é priorizada e trabalhada com vivências e experiências do dia a dia escolar.

Período Integral
O Colégio Marista Arquidiocesano está preparado para atender aos seus alunos em Período Integral com toda infra-estrutura necessária para proporcionar-lhes bem-estar, segurança e ampliação do seu universo social, emocional e cultural.

A proposta do Integral privilegia uma rotina planejada, que proporciona o engrandecimento do currículo, uma maior sociabilidade, mais responsabilidade e autonomia.

As atividades do período integral do 2º ao 5º ano acontecem no período da manhã e incluem:
• almoço e lanche da tarde, com cardápio elaborado com a supervisão de uma nutricionista;
• opção para duas atividades esportivas;
• horário de lição de casa e estudo supervisionados;
• atividades de recreação;
• momento de descanso adequado a cada grupo.

No Integral, a criança vive os dias de forma completa e agradável em um ambiente descontraído, educativo e seguro.

Estudos do Meio
É papel fundamental da escola desenvolver com seus estudantes questões que existem para além de seus muros. Entendemos que essa relação reveste de sentido o aprendizado escolar. Visitar diferentes espaços, para estudá-los “in loco”, é uma experiência enriquecedora, pois observar de forma criteriosa nos permite uma visão aguçada, que inclui outros movimentos, revelando aspectos inovadores. Os Estudos do Meio mostram uma experiência diferenciada, apresentando observação, emoção e investigação e desenvolvendo conceitos interdisciplinares, implicando em uma oportunidade de aprendizado de forma lúdica e prazerosa, que os estudantes desenvolvem observando a realidade, levantando questionamentos que são problematizados em sala de aula.

Esporte Infantil
O Esporte Infantil realiza um trabalho gradativo com os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. As atividades visam à formação física básica da criança, bem como à preparação do seu repertório motor. Estas atividades são aplicadas de forma lúdica, respeitando a faixa etária do estudante e principalmente a sua maturação ósseo-muscular, para que ao término do 3º ano do Ensino Fundamental o aluno esteja preparado para optar por uma atividade esportiva com consciência e vivência nos gestos motores presentes nas diversas modalidades.

Fotos de Ensino Fundamental Nível I