Complementares

Núcleo de Atividades Complementares. A escola oferece atividades de dança, teatro, coral, banda marcial e as seleções esportivas: basquetebol, voleibol, handebol, futsal, capoeira, karatê, judô, natação, alongamento e ginástica artística para os alunos e alunas que estejam dentro da faixa etária específica de cada modalidade e que possuam conhecimento básico para a prática da atividade escolhida. Acontecem nos turnos vespertino e noturno, no Maristinha e Maristão, conforme horário a ser divulgado no início do ano letivo.

O Ensino Médio, última etapa da educação básica, tem como finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos construídos, assim como a preparação e as orientações básicas para o mundo do trabalho. A proposta pedagógica está voltada para a pesquisa e para o prosseguimento de estudos, por meio do desenvolvimento de habilidades, das vivências em grupo de forma ética e solidária e da comunicação por meio de múltiplas linguagens. A Organização do trabalho educativo visa dar condições de acesso às principais instituições de Ensino Superior do país, integrando excelência acadêmica e humana em um desenvolvimento favorável às aprendizagens, individual e coletiva.

* Organização Curricular

GRADE CURRICULAR

No decorrer do Ensino Médio, os educandos lidam com conhecimentos desenvolvidos por meio dos seguintes componentes curriculares:

Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Língua Espanhola
Artes Visuais
Artes Cênicas
Artes Musicais
Sociologia
Ensino Religioso
Biologia

AVALIAÇÃO COM INTENÇÃO FORMATIVA

No processo com intenção formativa, o aluno é avaliado com base nos objetivos trabalhados no trimestre. A representação do processo de avaliação se realiza numericamente em escala de 0 a 10, com intervalos de 0,1 (um décimo).

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O aluno é avaliado de diversas formas (observações, testes, provas, trabalhos individuais, em grupo, exercícios, avaliações integradas...), geral-mente ampliando o nível de complexidade a cada instrumento. O que é registrado no relatório é a síntese de todo o trabalho desenvolvido para cada um dos objetivos, abrangendo conteúdos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes.

Ao final do ano letivo regular, será considerado aprovado o aluno que atender a cada um dos critérios abaixo:

-Frequência mínima em 75% das aulas dadas no conjunto das disci-plinas e em cada componente curricular;
- Média anual igual ou superior a 6,0 (seis).
O resultado final será anunciado pelo Conselho de Classe, de acordo com a legislação vigente.

ORGANIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR

As turmas são organizadas obedecendo a critérios educacionais, psicopedagógicos e sociais. A formação de turmas é de exclusiva competência do Colégio.

Horário matutino
1ª aula: das 7 h 10 às 8 h