Educacional

voltar

Ensino Médio

Atividades
Complementares

Núcleo de Atividades Complementares. A escola oferece atividades de dança, teatro, coral, banda marcial e as seleções esportivas: basquetebol, voleibol, handebol, futsal, capoeira, karatê, judô, natação, alongamento e ginástica artística para os alunos e alunas que estejam dentro da faixa etária específica de cada modalidade e que possuam conhecimento básico para a prática da atividade escolhida. Acontecem nos turnos vespertino e noturno, no Maristinha e Maristão, conforme horário a ser divulgado no início do ano letivo.

O Ensino Médio, última etapa da educação básica, tem como finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos construídos, assim como a preparação e as orientações básicas para o mundo do trabalho. A proposta pedagógica está voltada para a pesquisa e para o prosseguimento de estudos, por meio do desenvolvimento de habilidades, das vivências em grupo de forma ética e solidária e da comunicação por meio de múltiplas linguagens. A Organização do trabalho educativo visa dar condições de acesso às principais instituições de Ensino Superior do país, integrando excelência acadêmica e humana em um desenvolvimento favorável às aprendizagens, individual e coletiva.



* Organização Curricular

 

GRADE CURRICULAR

No decorrer do Ensino Médio, os educandos lidam com conhecimentos desenvolvidos por meio dos seguintes componentes curriculares:


Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Língua Espanhola
Artes Visuais
Artes Cênicas
Artes Musicais
Educação Física
História
Geografia
Filosofia
Sociologia
Ensino Religioso
Matemática
Física
Química
Biologia

 

 AVALIAÇÃO COM INTENÇÃO FORMATIVA

No processo com intenção formativa, o aluno é avaliado com base nos objetivos trabalhados no trimestre. A representação do processo de avaliação se realiza numericamente em escala de 0 a 10, com intervalos de 0,1 (um décimo).

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O aluno é avaliado de diversas formas (observações, testes, provas, trabalhos individuais, em grupo, exercícios, avaliações integradas...), geral-mente ampliando o nível de complexidade a cada instrumento. O que é registrado no relatório é a síntese de todo o trabalho desenvolvido para cada um dos objetivos, abrangendo conteúdos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes.

Ao final do ano letivo regular, será considerado aprovado o aluno que atender a cada um dos critérios abaixo:

 

-Frequência mínima em 75% das aulas dadas no conjunto das disci-plinas e em cada componente curricular;
- Média anual igual ou superior a 6,0 (seis).
O resultado final será anunciado pelo Conselho de Classe, de acordo com a legislação vigente.

 

ORGANIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR

As turmas são organizadas obedecendo a critérios educacionais, psicopedagógicos e sociais. A formação de turmas é de exclusiva competência do Colégio.

 

Horário matutino
1ª aula: das 7 h 10 às 8 h
2ª aula: das 8 h às 8 h 50
3ª aula: das 8 h 50 às 9 h 40

Intervalo
4ª aula: das 10 h 10 às 11 h
5ª aula: das 11 h às 11 h 50
6ª aula: das 11 h 50 às 12 h 40

Horário vespertino
1ª aula: das 14 h 30 às 15 h 20
2ª aula: das 15 h 20 às 16 h 10
Intervalo: das 16 h 10 às 16 h 30
3ª aula: das 16 h 30 às 17 h 20
4ª aula: das 17 h 20 às 18 h 10