ENSINO MÉDIO

Objetivo Geral

É no Ensino Médio, última etapa da Educação Básica, que os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental são consolidados e aprofundados, propiciando ao aluno uma base para a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos, que lhe permita dar prosseguimento aos seus estudos em grau superior e o acesso à vida produtiva. O objetivo então é formar o aluno humana e cientificamente, com ênfase no aprofundamento, na ampliação dos estudos e no desenvolvimento das competências cognitivas, sociais, políticas, psicológicas e culturais, possibilitando assim uma inserção ética na sociedade e favorecendo o posicionamento diante das novas formas do mercado de trabalho.

No Marista é assim: o aluno é preparado para o VESTIBULAR, para a UNIVERSIDADE e para obter SUCESSO em todas as fases da VIDA.

Projetos permanentes

Monitorias
O Marista oferece monitorias para todo o Ensino Médio, nas modalidades de:
•Monitoria assistida, onde o estudo é monitorado por professores das disciplinas;
•Monitoria solidária, onde o estudo é monitorado por alunos voluntários;
•Monitoria permanente, onde o acompanhamento é feito por monitores, sendo ofertada no período da tarde, de segunda à sexta-feira, nas disciplinas de:
MATEMÁTICA
GRAMÁTICA, LITERATURA E REDAÇÃO
BIOLOGIA
QUÍMICA E FÍSICA

Curso de Aprofundamento:
Oferecido desde a 8ª série até o TERCEIRÃO tem a finalidade de iniciar a vivência e ritmo de estudos, com foco voltado para os diversos vestibulares e para o ENEM. Para cada série, os conteúdos são trabalhados de forma aprofundada e direcionada aos vestibulares das nossas principais universidades públicas: UNIOESTE, UEM, UEL, UFPR, UEPG e UNICENTRO. Assim, o aluno começa desde cedo a preparar-se para o ingresso no Ensino Superior. O curso de aprofundamento é oferecido com calendário e carga horária específica informada no decorrer do ano.

Cursos Extras para o Terceirão
Durante o ano letivo, para o Terceirão, são oferecidos cursos de Matemática Básica, Oficina de Redação, História da Arte, História e Geografia da Região Sul, entre outros.

Exercícios de Vestibular
Para facilitar a prática de exercícios, o Núcleo Psicopedagógico dispõe de um banco de dados com as provas dos principais vestibulares do país.

Grupos de Estudo
O Núcleo Psicopedagógico incentiva a formação e acompanha o desenvolvimento de Grupos de Estudo de alunos com objetivos afins (Medicina, Engenharias, Provas discursivas etc), oferecendo ambiente de estudo, materiais de pesquisa e monitoria.

Orientação Profissional
O Colégio Marista, em parceria com professores e acadêmicos do Curso de Psicologia, desenvolve, desde o primeiro ano do Ensino Médio, um projeto de acompanhamento de nossos alunos com o objetivo de orientar suas escolhas profissionais. Além disso, o Núcleo Psicopedagógico, junto com o professor orientador, desenvolve um programa de atividades de auto-conhecimento, informações, palestras, oficinas e visita a Instituições de Ensino Superior com o intuito de colaborar com a escolha profissional de nossos alunos.

Observações:
-Os calendários e horários das Aulas de Revisão são divulgados no decorrer do ano.
-As aulas de reforço são agendadas pelos professores, de acordo com as necessidades, durante os trimestres.
-Mais informações no Núcleo Psicopedagógico.

Laboratórios
Projetados por empresa especializada em laboratórios científicos e montados com modernos equipamentos, os laboratórios de Física, Química, Biologia, Informática, Matemática e Arte atendem às necessidades de complementação prática dos conteúdos teóricos das disciplinas afins. O uso do jaleco branco é obrigatório nas aulas de laboratório de Química, Biologia e Física.

Simulados
Para 1º e 2º anos do Ensino Médios, ocorrem três simulados durante o ano, sendo um em cada trimestre. Para o TERCEIRÃO, além dos três simulados, são realizados mais três simulados referentes ao material didático, elaborados pela editora FTD e um simulado específico para o ENEM. Os resultados obtidos pelos alunos compõem a nota trimestral, são trabalhados pelos professores e equipe pedagógica e os pais recebem, para cada simulado, um boletim com rendimento específico de cada disciplina.

Programas Seriados de Ingresso ao Ensino Superior
São programas alternativos de ingresso ao Ensino Superior, sem vestibular, oferecidos aos nossos alunos. Consistem de provas de acompanhamento que acontecem no final de cada um dos três anos do Ensino Médio. Os programas credenciados com o Colégio Marista de Cascavel são: PEIES (UFSM), PAS (UEM), PSS (UEPG), PAS(UNB) e PASES(UFV).

ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio
Realizado com os alunos do TERCEIRÃO, tem como principal objetivo avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. O ENEM foi pensado também como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso ao ensino superior. O ENEM busca, ainda, oferecer uma referência para auto-avaliação com vistas a auxiliar nas escolhas futuras dos cidadãos, tanto com relação à continuidade dos estudos quanto à sua inclusão no mundo do trabalho. A avaliação pode servir como complemento do currículo para a seleção de emprego.

Vestibulares
Para os concursos vestibulares, orientamos a escolha dos cursos e das instituições, datas de inscrições e acompanhamos os alunos nas viagens para grandes centros educacionais.

Horário matutino

07h15min as 12h10min

Período da tarde

1º e 2º anos do Ensino Médio
O horário das aulas curriculares, monitoras e cursos extracurriculares será divulgado no início das atividades letivas.