INSTITUTO MARISTA

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”.

Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.

50 anos de história

Em 1962, os Irmãos Maristas chegavam a Cascavel para darem início a um novo conceito de ensino. Um prédio de madeira, onde funcionava o Ginásio Rio Branco, como Escola Técnica de Comércio, acolheu os primeiros Irmãos Maristas. Por isso, o primeiro Colégio Marista denominava-se Colégio Comercial Marista de Cascavel.

Com 320 alunos matriculados, o Colégio Comercial Marista foi inaugurado em 27 de março de 1962, e teve como fundadores os Irmãos Maristas Ir. Carlos Leone (diretor), Ir. Hermenegildo Alzola (vice-diretor) e Ir. Norberto José.

Entre 1974 e 1975, foram construídas  novas instalações, oferecendo à cidade laboratórios de Biologia, Química e Física, biblioteca, parque infantil e área esportiva. Em 1990, foi construído um amplo ginásio poliesportivo, que abrigava também salas para atividades culturais e aulas de educação artística.

A mais completa transformação deu-se em 2003. A área construída foi ampliada e modernizada. Hoje, o  Colégio Marista de Cascavel, além de contar com a estrutura antiga bem conservada, oferece moderno prédio para alunos do Ensino Fundamental II (7ª e 8ª série) e para todo o Ensino Médio. No mesmo prédio, funcionam os laboratórios de Matemática, Biologia, Química, Física e Informática. No piso do mesmo prédio, funciona a nova cantina com amplo espaço para convivência.

A filosofia Marista sempre incentivou o esporte e a cultura. Três auditórios novos e um antigo, equipados com tecnologia de ponta, proporcionam às famílias e alunos aulas especiais, palestras e eventos culturais. A estrutura física dispõe ainda de dois ginásios esportivos, parquinhos, espaços para dança, lutas marciais, ginástica rítmica e academia.

O Núcleo de Pastoral, integrado ao Núcleo Psicopedagógico, garante a formação espiritual aos alunos, famílias e educadores.

Para o conforto e a segurança dos alunos e famílias, o estacionamento tem espaço para 300 veículos.