NOTíCIAS

Candidatos a prefeito apresentam propostas para infâncias

quinta-feira - 22 de setembro de 2016

Área: CRICIÚMA

galeria de fotos

Na última quarta-feira, 21 de setembro, o Colégio Marista de Criciúma recebeu candidatos a prefeito, que participaram de uma assembleia das turmas da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental para apresentar suas propostas voltadas, principalmente, para as crianças.

O Projeto Assembleia é desenvolvido com o objetivo de colocar a criança como protagonista na resolução de problemas no espaço escolar, proporcionando um espaço de discussão, diálogo e exercício da cidadania. A cada assembleia, dois alunos representantes de cada turma participam e, em seguida, relatam para os demais quais foram os encaminhamentos e soluções sugeridas.

“Na concepção de infância Marista, a criança, desde pequena, é capaz de produzir ideias de questionar a realidade que a cerca e a mudar o espaço em que está inserida”, afirma Claudia Kochhann, coordenadora psicopedagógica do Colégio Marista.

Durante a assembleia com os candidatos à Prefeitura, os alunos fizeram perguntas relacionadas às propostas que contemplam os direitos e demandas das Infâncias, como os espaços de lazer e atividades culturais, por exemplo. “Nós acreditamos que as crianças são capazes de nos ajudar a contribuir nas mudanças do município”, afirma Claudia.

As perguntas feitas pelas turmas, foram:

"Sabemos que o homem tem de cuidar do meio ambiente porque senão vamos ter sérios problemas no futuro. Na nossa cidade, já foram derrubadas muitas árvores! O que o Senhor pensa em fazer para o meio ambiente? “Uma ideia que surgiu na nossa sala é conscientizar as pessoas a plantar mais árvores, porque as árvores produzem o oxigênio e sem ele não há vida no Planeta”.

"As crianças precisam,às vezes,ir ao médico, e também em determinadas situações precisam ficar hospitalizados, pois ficam doentes. Ficamos sabendo que tem muitos pais que não tem dinheiro para pagar um médico, quanto mais um hospital quando seu filho fica doente. Como o Senhor pretende resolver esse problema na nossa cidade?"

"Aprendemos que todas as crianças têm direito à educação. Mas sabemos também que nem todas as crianças têm uma escola igual a essa para estudar. Nós queríamos que todas tivessem! O que o Senhor fará para nos ajudar a dar uma escola boa para todas as crianças da nossa cidade?"

"A crianças gostam de ir ao cinema, teatro, shows... os adultos nos dizem que isso é cultura! Então concluímos que, para ficarmos cada vez mais inteligentes, precisamos de muita cultura! Nossos pais falam que é preciso ter dinheiro para fazer esses programas legais. O que o Senhor pretende fazer para que TODAS as crianças tenham acesso a esses programas que achamos tão legais?"

"O que as crianças mais gostam de fazer é brincar! Jogar futebol, correr, brincar nas pracinhas... Como o Senhor pretende ajudar para que todas as crianças tenham espaços bem bonitos para brincar?"

"Nossos pais vivem nos falando que é perigoso andar nas ruas. Às vezes ouvimos na televisão que pessoas foram assaltadas e ficamos com medo! O que o senhor irá fazer para que todas as pessoas possam andar sem medo nas ruas?"

"Um dos direitos das crianças é ter uma casa para morar! Mas esse direito não está sendo respeitado, pois sabemos que muitas crianças moram nas ruas, em casas sem condições das crianças terem uma infância feliz! Se for eleito o que o senhor irá fazer para ajudar essas crianças!"

"Nossa turma conversou e chegamos à conclusão que nossas calçadas e estradas estão ruins, cheias de buracos e mal cuidadas! No seu plano de governo o senhor tem intenção de dar uma repaginada na pavimentação das ruas e avenidas de nosso município?"