Educacional

voltar

Educação Infantil

Atividades
Complementares

EDUCAÇÃO INFANTIL Dança

Ginástica Artística

Natação

A Educação Infantil Marista, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, estabelecendo assim, o vínculo entre o cuidar e o educar.

 

O cuidar precisa considerar, principalmente, as necessidades das crianças e seguir os princípios de promoção à saúde.

Para atingir o objetivo do cuidado com a preservação da vida e o desenvolvimento das diferentes linguagens, é necessário que atitudes e metodologias estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional e intelectual das crianças, levando em consideração a realidade sociocultural.

O educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, as quais possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal.

A proposta pedagógica da Educação Infantil Marista, concebe a criança como um ser social, psicológico e histórico e tem uma referência teórica própria baseada na filosofia Marista de educação integral. Considera o universo cultural da criança como ponto de partida para o trabalho docente, defendendo a educação democrática na formação de cidadãos críticos, criativos e autônomos.

 

Nesse processo, a educação auxilia no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimentos das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas, culturais, sociais e políticas, considerando as singularidades de cada criança, o jeito que cada uma delas se situa no mundo e como produzem seus saberes.

 

O plano de ensino da Educação Infantil Marista está estruturado nas “Dimensões”, sendo elas: da criação, da investigação, da acolhida e das relações solidárias, da consciência planetária e da religiosidade. As dimensões são campos de saberes e lugar onde se produzem discursos e enunciados sobre determinados significados, sobre algumas visões de mundo, certos conteúdos e modos de como são ensinados. São espaços mais amplos que as disciplinas, pois são campos abertos e flexíveis, uma espécie de transversalismo para abordar a realidade e sua complexidade. Funcionam como dispositivos de organização curricular e como elementos de mão dupla por possibilitarem aos educadores conhecerem seus alunos e suas diferentes formas de expressão.

 

Faixa Etária: 0 a 5 anos

Duração: 5 anos

Turnos Oferecidos: Verpertino

Horário das Aulas: 13h20min às 17h20min

Fotos de Educação Infantil