História

INSTITUTO MARISTA

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”.
 
Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.
 

114 anos de história

O Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, situado no bairro do Cambuci, está inserido no cotidiano da cidade de São Paulo, desde 11 de fevereiro de 1902, fundado pelos Irmãos Maristas: Luis Anastácio, Erasmo, Eustáquio e Pierre Austremoine .Em princípio, destinava-se aos filhos dos operários italianos das redondezas na formação primária. Funcionou como externato até 1954, na Rua dos Lavapés e a partir de 1955, foi inaugurado o novo prédio na Rua Justo Azambuja, fruto da doação do Dr. Isamel Dias, ampliando o atendimento para os demais cursos.

A presença dos Irmãos Maristas difundiu-se nas unidades sociais atendendo crianças, adolescentes, jovens e famílias por meio de serviços, programas e projetos sistematizados. Sempre com a preocupação de contribuir com o fortalecimento dos vínculos, a participação, o exercício da cidadania, e a defesa dos Direitos da Infância e Juventude.

Sejam bem-vindos ao Colégio Marista Glória!



Links
Relacionados