Instituto Marista

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”.

Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.

Há seis décadas fazendo História em Londrina

Há seis décadas, os Irmãos Maristas chegavam a Londrina para implementar um projeto educativo que harmonizasse cultura, vida e fé.

O trabalho educacional começou a ser desenvolvido em janeiro de 1955. O Ginásio do Sagrado Coração de Jesus – primeira denominação do Colégio Marista de Londrina, construído na Avenida Maringá, foi o local escolhido para abrigar o Colégio e os primeiros Irmãos Maristas que fixaram residência na cidade.

Com as matrículas abertas, o início das aulas aconteceu já em fevereiro do mesmo ano, para 78 alunos no 2º, 3º e 4º anos Primários. Era o começo de uma história de sucesso que completou seu jubileu de ouro e é marcada por inúmeras conquistas.

Cinco anos após a fundação, houve a abertura do Curso Colegial. A partir de 1970, a Instituição se tornou uma escola mista, atendendo meninas e meninos.

Hoje, o Colégio  Marista de Londrina proporciona a criança uma formação completa, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental e concluindo no Ensino Médio.

Solidariedade

Uma nova parceria com a Secretaria de Assistência Social possibilitou a ampliação da presença Marista em Londrina ao inaugurar nos Cinco Conjuntos — região da zona Norte de Londrina – em  2004, o Centro Educacional Marista Ir. Acácio. O Centro Educacional faz parte da Rede Marista de Solidariedade, que atua na promoção e defesa dos direitos de crianças e jovens. O nome é uma homenagem ao Irmão Acácio (1918-2003) que, sempre privilegiando quem vivia em situação de pobreza, foi testemunha viva do crescimento do Colégio Marista de Londrina e da própria cidade.

Frequentado por educandos de seis a dezessete anos, passou a atender também as suas famílias e a comunidade por meio de projetos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Qualificação Profissional; Orientação Sociofamiliar e Socioeconomia Solidária e do Programa Biblioteca Interativa. O Centro Educacional Marista Ir. Acácio tem representatividade nos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA); da Educação (CMEL); e de Políticas Públicas para Juventude e inaugurou em 2012 o Curso Técnico de Informática para a Internet, concomitante ao Ensino Médio.