História

INSTITUTO MARISTA

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”.
 
Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.
 
Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.

PRESENTE HÁ UM SÉCULO

O Colégio Marista Paranaense tem suas origens no Liceu de Curitiba, criado pela Lei Provincial de São Paulo nº 13; de 13 de março de 1846. 

Em 23 de junho de 1901 os Padres Lazaristas assumiram a direção do Seminário São José, que em 1938, já com o nome de Internato do Ginásio Paranaense, foi assumido pelos Irmãos Maristas.

Em 02 de abril de 1943 o colégio recebeu seu nome atual: Colégio Marista Paranaense. Por 44 anos o colégio funcionou exclusivamente em regime de internato, passando posteriormente para externato.

Em 1975 foi admitida a primeira menina, iniciando-se com isso a educação mista.

No período de 1979 a 1999, inúmeras reformas e novas construções ampliaram o colégio. Destaca-se neste período, a construção da Residência Marista dos Irmãos, no Bosque do Colégio, e em 1988, a desativação do Internato Paranaense.

No período de 2000 a 2008, outras reformas e ampliações foram realizadas, bem como a restauração completa do prédio central e alas laterais, estrutura tombada como patrimônio cultural de Curitiba.

Passados 100 anos, o Colégio Marista Paranaense reúne fatos que marcaram a história da comunidade local e nacional, tendo formado ilustres personalidades e profissionais das áreas política, cultural, científica e educacional do cenário estadual e nacional.


Links
Relacionados