História

INSTITUTO MARISTA

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”.
 
Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.

90 ANOS DE DEDICAÇÃO À EDUCAÇÃO

A vinda dos Irmãos Maristas a Curitiba foi conduzida pelo bispo diocesano D. João Francisco Braga, em 1924. O trabalho dos primeiros Irmãos Maristas iniciou em 24 de dezembro de 1924 e o ano letivo em 15 de janeiro 1925, no então Instituto Santa Maria, com 3 professores e 46 estudantes, chegando ao final do mesmo ano com 102 estudantes.

Ao longo dos anos, o humilde começo se consolidou como forte baluarte da educação paranaense e brasileira. Em razão dessas circunstâncias, o espaço físico do Colégio, na Rua 15 de Novembro, ao lado do Teatro Guaíra, tornou-se pequeno. Na década de 1980, procurou-se um local apropriado para a instalação de um novo e moderno colégio, que atendesse aos mais avançados sistemas de ensino. Assim em 1984, aconteceu a mudança do antigo Colégio para o atual edifício, nas proximidades do Parque São Lourenço.

O Colégio Marista Santa Maria oferta cursos da Educação Infantil ao Ensino Médio.