Ensino Fundamental Nível II

Balé

Ginástica Ritmica e Street Dance

Violão popular

A faixa Etária para o Ensino Fundamental l do Colégio Marista São Francisco é de 11 a 14 anos, sendo que a duração desta etapa da vida escolar é de 4 anos.

O turno oferecido é no período matutino com aulas das 07h30min às 12h.

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos letivos, tem por finalidade a formação da criança e do adolescente através de metodologias diversificadas, com aulas teóricas e práticas com o que há de mais moderno em termos de materiais pedagógicos inovadores.

Contando com professores qualificados, dispostos a aprender permanentemente, os planejamentos são organizados de tal forma que o aluno tenha espaço para atuar, para que seja protagonista e sinta-se parte integrante deste cenário. Ao longo do ano foram desenvolvidos projetos de forma interdisciplinar objetivando a formação de alunos leitores, críticos, pesquisadores e comunicativos, com espaços que favorecem o potencial investigativo e criativo de nossos alunos, tais como: laboratórios de ciências e informática, biblioteca, sala de Multi uso com lousa digital, área verde, cozinha experimental entre outros.
    A proposta pedagógica privilegia a formação dos valores humanos e cristãos, que constituem o diferencial Marista de educar. Para isso, existe o setor de Pastoral que organiza os encontros de formação que acontecem nos horários de aula, a PJM com encontros no contra turno e outros momentos específicos de integração, partilha e vivencia dos valores Maristas.
Visando a formação de um aluno pesquisador, comunicativo e solidário, a esta etapa primamos pelo desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como objetivos o pleno domínio da leitura, da escrita e da lógica, do raciocínio, da pesquisa e da interpretação de dados, a compreensão do meio ambiente natural e social, do sistema político, da ciência aplicada, da arte e dos valores nos quais a sociedade deve pautar-se para viver ética e solidariamente.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Feiras culturais ou científicas, festivais, seminários, palestras, projetos interdisciplinares, estudo de meio, gincana e  inúmeros momentos de convívio possibilitam ampliar a aprendizagem e favorecer a convivência com diferentes grupos dentro do colégio.

Para o Ensino Fundamental II:
FUTSAL MASCULINO para alunos entre 06 e 13 anos – Prof. Marcos
VOLEIBOL FEMININO E MASCULINO para alunos(as) entre 09 e 14 anos – Profª Marlise
BASQUETE MASCULINO E FEMININO para alunos(as) entre 09 e 14 anos – Prof. Crespo
JUDÔ para alunos entre 06 e 10 anos – Prof. Ronilson
AVALIAÇÃO MOTORA com crianças de 2 até 11 anos – Profª Mariluce (Kuty)
BALLET para alunas entre 03 e 11 anos – Profª Tammy
GINASTICA RITMICA E STREET DANCE para alunos entre 07 e 14 anos - Profª Cleuza (Kelinha)
MÚSICA para alunos(as) entre 06 e 14 anos – Prof. Aldriano
ESCOLINHA DE HANDEBOL - Feminino e Masculino para alunos(as) entre 09 e 14 anos – Profª Cleide.