História

INSTITUTO MARISTA

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”.
 
Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.
 
Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.

História

O Colégio Marista de Brasília nasceu com a marca dos pioneiros que superaram todas as dificuldades de uma cidade em construção. Desde 1962, proporciona à comunidade de Brasília uma educação alicerçada nos valores cristãos, por meio da construção de conteúdos essenciais para o exercício de uma cidadania ética, consciente e crítica. Nessa perspectiva, a evangelização e a excelência acadêmica são compromissos de nossa instituição.

Atualmente, o Colégio Marista de Brasília atende alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental na unidade da 609 sul e do Ensino Médio na 615 sul. Conta ainda com a Chácara Manacá, espaço de lazer, convivência e formação para toda a comunidade educativa.

O Ensino Médio, também conhecido como Maristão, foi inaugurado em 1974 na quadra 615 da Avenida L2 sul. Em 2004, após três décadas de sua inauguração, o Maristão revolucionou o ensino médio em Brasília com as suas novas instalações. Das poucas salas improvisadas em barracões de madeira, disponibilizamos para a comunidade de Brasília mais de 18.000 m2 de modernidade e inovação, além do comprometimento com a qualidade de ensino, uma marca do Maristão.

Sejam bem-vindos ao Maristão!