INSTITUTO MARISTA

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos.”.

Os primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar. Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos. Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”. Na prática, empreendem ações educacionais e solidárias de cunho social emancipatório, sobretudo voltadas às crianças e jovens, com especial atenção aos mais empobrecidos.

História:

Em 1962, com toda a dificuldade da construção de uma nova capital brasileira, nasce o Colégio Marista de Brasília – Ed. Infantil e Ens. Fundamental, que deixa registrado o pioneirismo e os valores repassados pelo fundador Pe. Marcelino Champagnat.

A estrutura de Brasília, que faz parte do Grupo Marista, antiga Província Brasil Centro-Sul, abrange o Maristinha Pio XII (Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental), o Maristinha (Ensino Fundamental), Maristão (Ensino Médio), Escola Ir. Francisco Rivat (obra social localizada em Samambaia que atende mais de 450 crianças carentes); e a chácara Manacá, que é um local de formação e lazer para funcionários e alunos.

Várias foram as conquistas e renovações realizadas nos 50 anos de existência do colégio, porém, em 2009 inaugurou-se o Complexo Marista. Um sonho antigo que foi planejado e concretizado pela direção que fará parte eternamente da história do Maristinha. Com mais de 5,2 mil metros quadrados de área construída o complexo proporcionou para a comunidade escolar piscinas sofisticadas, ginásio, salas e laboratórios com alta tecnologia para atender os alunos.

Um grande diferencial do colégio é a estrutura católica e confessional, com uma equipe de Pastoral voltada para a formação integral dos alunos, cultivando a solidariedade, a paz e o amor ao próximo.

Além disso, a relação família e escola é muito importante no ambiente Marista, que valoriza a presença dos pais e facilita por meio de recursos, como o Portal Marista.